Os trabalhos realizados estarão expostos na próxima nos corredores da escola, possibilitando que todos tenham acesso as criações desenvolvidas em sala de aula.
Não perca a oportunidade de conhecê-los! Prestigie!
A E.E.F. Prefeito Mozart Cardoso de Alencar foi criada pela Lei Municipal Nº. 1.198 de 19/05/1986. Atualmente, oferece a sua clientela o Ensino Fundamental Regular - 1º ao 9º Ano e EJA IV - 8º e 9º ano. O atual Núcleo Gestor é composto por: Mariza Danielli Pereira Sobreira (Diretora Administrativa); Denise Aires Gondim de Menezes (Coordenadora Pedagógica); Maria Goretti Rolim Vitório (Coordenadora de Gestão) e Luciene Monteiro Bezerra (Secretária).
A E.E.F. Prefeito Mozart Cardoso de Alencar foi criada pela Lei municipal Nº. 1.198 de 19/05/1986, é inscrita no CNPJ sob nº. 01925465/0001-16 e no INEP/Censo Escolar com o Código 23165928. Está situada a Rua Arnóbio Barcelar Caneca, s/nº, Bairro Lagoa seca, Juazeiro do Norte, CE. O prédio é composto por 06 salas de aula, 01 sala de professores, 01 sala de direção/secretaria, 01 sala de laboratório de informática/biblioteca, 01 cantina, 01 almoxarifado, 01 depósito de alimentos, 01 dispensa para guarda de material de limpeza, 01 quadra coberta, pátio para recreação interno e externo.
A E.E.F. Prefeito Mozart Cardoso de Alencar é um suporte para a formação de um homem crítico, participativo, reflexivo, autônomo, criativo, solidário e construtivo, aonde busca-se no dia-a-dia escolar dimensionar ações coletivas que proporcione o desenvolvimento sócio-político-educacional-reflexivo dos discentes; e, aberta a comunidade, a nossa proposta pedagógica apresenta-se de forma dinâmica e interativa. Cada projeto visa estimular discentes e docentes, priorizando o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Oferece as seguintes modalidades de ensino: Ensino Fundamental Regular (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA IV – 8º e 9º ano).
Os alunos nos contra-turnos, tem a oportunidade de melhorar a sua capacidade de aprendizagem com aulas de informática, no Laboratório de Informática e reforço das disciplinas críticas (Língua Portuguesa e Matemática) na Biblioteca Escolar.
O atual Núcleo Gestor é composto por: Mariza Danielli Pereira Sobreira (Diretora Administrativa); Denise Aires Gondim de Menezes (Coordenadora Pedagógica); Maria Goretti Rolim Vitório (Coordenadora de Gestão) e Luciene Monteiro Bezerra (Secretária).
Nossos Valores:
Respeito: Valorização aos direitos humanos, por saber da necessidade de condutas igualitárias, independente a credo, cor, raça, opção sexual, etnia e/ou classe social para o crescimento do homem.
Organização: Preservação da ordem, segurança e limpeza através de processos que propiciem resultados positivos na melhoria do atendimento à toda nossa comunidade escolar.
Participação: Valorização do trabalho em equipe, por acreditar na importância da contribuição de todos para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Criatividade: Incentivo a criatividade humana, com ênfase à inovação individual e coletiva do nosso corpo discente, docente e técnico-administrativo.
Nossa Missão:
Oferecer ensino de qualidade, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de agir na transformação na sociedade e cooperar conosco na construção de um ambiente de intensa criatividade e respeito ao próximo; e, buscar a melhoria do desenvolvimento humano através da educação, produzindo ações eficazes, com aplicação de processos de ensino-aprendizagem, que viabilizem o aprimoramento da leitura e escrita.
Temos um grande orgulho e compromisso pelo trabalho que desenvolvemos.
Iniciou o curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em Salvador - BA, transferindo-se mais tarde para a Faculdade do Brasil, Rio de Janeiro – RJ, onde se graduou em 20 de dezembro de 1930. Após graduar-se concluiu os seguintes cursos da área médica: Dermatologia, Ginecologia, Urologia, Fisiologia e Oftalmologia. Era um médico, senhor das letras e da música; poeta, orador, tenor e repentista.
Após graduar-se e voltar para o Cariri, fixou residência em Juazeiro do Norte, em 10 de outubro de 1931. Anos mais tarde, em 12 de maio de 1945, casou-se com Odete Rodrigues de Matos, posteriormente, Matos de Alencar. Desta união nasceram seis filhos: Teive (Odontólogo); Gualter; Dante (Médicos); Daltro (Administrador de Empresas); Galba; e, Maria Angélica (Graduada em Letras, Consultora Natura). Afora estes, registrou dois outros: Humberto e Mozart.
Foi médico do Pe. Cícero Romão Batista e o assistiu nos seus estertores derradeiros, na madrugada de 20 de julho de 1934.
Vereador em duas Legislaturas (1948/1950) e (1955/1958). Eleito Prefeito de Juazeiro do Norte, assumiu em 03 de outubro de 1973, permanecendo até 04 de setembro de 1975, quando sofreu intervenção.
Foi sócio do Centro Juazeirense de Cultura, destacando-se da sua lavra, as mais belas poesias e os mais belos sonetos, intitulados: “O Palácio Azul”, “Os Mimos de Maria”, “Senhor Morto”, “Confissão”, “O Riso da Caverna”, “Nair”, “Coração Proscrito”, “O Busto de Castro Alves”, “Constança”, “Geny”, “Na Alcova”, “Lágrimas de Sangue”, “Pérfida”, “Quando Partires”, “À Odete”, “Delírio”, “Piedade Jesus!”, “O Trabalho” e “O Tempo e Eu”, sua última poesia.
Compôs seu primeiro soneto, intitulado “Cruz de Palmeiras” aos 17 anos de idade. Sua melhor poesia, “O Palácio Azul” foi escrita em Salvador. Escreveu dois livros: “Doce de pimenta” e “Poemas Escolhidos”.
Foi o primeiro Presidente da Liga Desportiva Juazeirense – LDJ. Agraciado com o Título Honorifico de Cidadão Juazeirense em 20 de maio de 1968; com o título de Melhor Escritor Caririense, no ano de 1983; e, condecorado com a Medalha de Honra ao Mérito Pe. Cícero, em 30 de dezembro de 1988.
Foi uma das personalidades mais singulares, pitorescas e folclóricas do Cariri Cearense; uma das reservas morais da terra do Pe, Cícero; um arquétipo de homem de bem; médico das famílias juazeirenses; uma figura importantíssima no contexto histórico-cultural e social de Juazeiro do Norte.
Faleceu em 15 de dezembro de 1996, em Juazeiro do Norte – CE, tendo sido velado no Plenário do Palácio Floro Bartolomeu da Costa, sepultado no Cemitério do Perpétuo Socorro de Juazeiro do Norte.
À ele foram prestadas as seguintes homenagens: “Escola de 1º Grau Prefeito Mozart Cardoso de Alencar”, em 30 de outubro de 1986, hoje, Escola de Ensino Fundamental Prefeito Mozart Cardoso de Alencar” e “Centro de Abastecimento Dr. Mozart Cardoso de Alencar”, em 23 de maio de 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário